Escola de Indaiatuba (SP) apresenta aulas que constroem projetos de vida consistentes e contribui para as escolhas profissionais do aluno.

 

O Ensino Médio é uma fase complexa para a vida do adolescente, por ser uma elevação na jornada acadêmica, que molda a futura vida profissional, além de, inicialmente, exigir a escolha do curso e universidade para os vestibulares. Por isso, o Colégio Anglo Indaiatuba possui ações que guiam e ensinam os alunos através do desenvolvimento de habilidades socioemocionais com o objetivo de ter uma relação saudável com os estudos nesse período.

No Colégio Anglo Indaiatuba (SP), os docentes preparam o aluno do Ensino Médio para escolher a carreira e a universidade, mas também tem como propósito a formação socioemocional do estudante, para despertar o lado mais humano, necessário para a formação profissional.

Segundo Bianca Tressam, coordenadora do Colégio Anglo Indaiatuba, além das matéria curriculares, os alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio possuem aulas interdisciplinares e extracurriculares que abrangem conhecimentos gerais e atualidades, aula sobre as habilidades socioemocionais, aulas eletivas de filosofia e sociologia, preparação para as olimpíadas que é uma tradição no colégio e atividades de educação física.

É desenvolvido um projeto em que o aluno pode colocar outras linhas de raciocínio. Quando o estudante possui todo esse preparo e aprofundamento durante os anos em que estuda conosco, ele está muito melhor preparado para entrar na tão sonhada universidade”, diz

Além disso, para a coordenadora, o principal diferencial do Colégio é o acolhimento, pois acredita que não há mudança sem que o ser humano se sinta acolhido e parte do meio e diz que o corpo docente é interessado e capacitado para ouvir as necessidades dos alunos.

“Além de toda a nossa parte pedagógica ser bem fundamentada e muito forte, nós acreditamos muito nesse acolhimento como uma forma de receber cada um de nossos alunos que, para nós, é especial e único”.

O curso do ensino médio do Colégio Anglo Indaiatuba não é integral, mas é considerado um semi-integral, por o aluno estar em um período de estudo e ainda precisar de um tempo para organizar a sua rotina de estudos em casa. “Nós também trabalhamos com aulas de empreendedorismo para que os alunos possam aprender um pouco como é ser empreendedor. Esses cursos são no contraturno, pois acreditamos que os estudantes precisam aprender a organizar o seu próprio tempo e criar autonomia”, afirma Bianca Tressam.

Conheça mais sobre o Ensino Médio no Colégio Anglo Indaiatuba:

https://www.youtube.com/watch?v=zt6WvMl63_U&t=3s

O colégio realiza dois tipos de trabalho para lecionar os adolescentes do Ensino Médio, o trabalho diário em sala de aula em que as matérias são abordadas de uma forma globalizada e que faça sentido para a vida do aluno e aulas de orientação vocacional com um profissional em psicologia. Segundo a coordenadora, o psicólogo realiza encontros durante alguns meses, conversa com os alunos para aplicar testes vocacionais e traz profissionais de diversas áreas de interesses para que, assim, o colégio consiga ajudar o aluno efetivamente na escolha da profissão.

“Também levamos os alunos até as feiras de profissão da Unicamp e da Fuvest e de algumas universidades particulares, que são parceiras do colégio. Tentamos a todo momento proporcionar ao aluno que eles consigam, por meio desses encontros, fazer uma escolha mais assertiva com relação às suas carreiras”, afirma Bianca Tressam.

Os encontros para tratar de habilidades socioemocionais acontecem semanalmente no Colégio Anglo Indaiatuba, e conta com um corpo docente que traz para o dia a dia da sala de aula momentos de reflexão em que trabalham os sentimentos dos alunos, como resiliência e frustração, necessários para o mercado de trabalho atual.

“A ideia é trazer um pouco dessa vida no trabalho, porque na vida profissional nos frustramos e, por isso, precisamos ser resilientes”.

Os programas socioemocionais do Colégio Anglo Indaiatuba são trabalhados no Ensino Médio e no ensino fundamental, pois, para o colégio, o ser humano não é somente moldado no quesito pedagógico e técnico, mas, também, é formado por suas habilidades socioemocionais.

“Sabemos que hoje as carreiras estão levando muito mais a atenção para o quesito do socioemocional. Estamos precisando de jovens que sejam resilientes no mercado de trabalho, e o programa do colégio prepara, de fato, um aluno para a vida social que é muito importante”, diz a coordenadora do Ensino Médio.

Para o Ensino Médio, o Colégio Anglo Indaiatuba propõe grades curriculares diferentes para cada ano, pois já trabalha, desde 2020 com o Novo Ensino Médio:

    • 1º ano do Ensino Médio: aulas de Educação Física semanais, Itinerários Formativos de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Plantões de apoio no contraturno em dias das semanas específicos.

    • 2º ano do Ensino Médio: aulas de Educação Física semanais (opcionais), Itinerários Formativos de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Com plantões para dúvidas em diferentes dias da semana.

    • 3º ano do Ensino Médio: aulas e plantões de redação semanais, sabatinas (palestras com especialistas para abordar assuntos da vida acadêmica), aulas de História da Arte, Atualidades e Análises de Obras Literárias.

Desde 1984, o Colégio Anglo Indaiatuba realiza diferenças significativas no meio educacional brasileiro, desde a educação infantil até o ensino médio e pré-vestibular. Em 2002, foi aberta a unidade na cidade de Indaiatuba (SP), que hoje conta com duas unidades, ambas com profissionais que lecionam e educam para o momento presente e para a vida, assim como o lema do colégio

WhatsApp
Renovação Anglo Indaiatuba - Formando Realizadores
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.