Inserido nas escolas para preparar os jovens, o bilinguismo é essencial em um mundo transnacional.

Em um cenário globalizado e marcado pela tecnologia de informação, em que as distâncias estão mais curtas e os limites mais invisíveis, a fluência em inglês é cada vez mais necessária no cotidiano, mesmo em países que não falam a língua. Nesse sentido, o estudo de inglês é fundamental para a conquista de melhores oportunidades de emprego e para o desenvolvimento do lado cognitivo e emocional. Mas, de acordo com dados do Conselho Britânico, apenas 5% dos brasileiros sabem o básico de inglês e menos de 1% são fluentes.
Quanto mais cedo se inicia o contato com um novo idioma, mais fácil será para aprendê-lo. Isso se deve ao fato de que o cérebro de uma criança já está apto a interagir com a linguagem. A fim de proporcionar uma experiência educacional que estabelece conexões comunicativas importantes e preparar os alunos para a realidade em que vivem, as escolas bilíngues inserem o inglês no dia a dia escolar desde as primeiras etapas.
O ensino bilíngue consiste em um currículo interdisciplinar em duas línguas. Um programa bilíngue ministra a grade curricular comum nacional em português e solidifica em inglês os conceitos aprendidos, desenvolvendo competências e habilidades linguísticas e acadêmicas nas duas línguas.
Conheça algumas vantagens do ensino bilíngue:
- Foco
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), demonstrou que o ensino bilíngue aumenta o foco das crianças, em situações em que recebem diversos estímulos.

- Memória
O mesmo estudo prova que o bilinguismo estimula mecanismos de atenção, desenvolvendo a memória e aumentando a habilidade de tomada de decisões em contextos complexos.
- Repertório
O ensino bilíngue aumenta o repertório cultural, amplia horizontes, cria senso de empatia e cidadania e desenvolve competências para uma comunicação crítica e efetiva.

- Aprendizado
Além de estimular o foco e a memória, o bilinguismo também contribui para o desenvolvimento de habilidades como interpretação, lógica e compreensão do aluno, importantes na escola e no mercado de trabalho.
O Colégio Renovação Anglo Indaiatuba (SP) acredita na importância do programa bilíngue para o desenvolvimento dos alunos. Por isso, trabalha com o conceito de ensino bilíngue a partir dos três anos de idade, na Educação Infantil, até o quinto ano, no Ensino Fundamental. A ideia de aplicar o programa bilíngue na grade da escola surgiu a partir da observação do comportamento dos pais, que buscavam o programa bilíngue extracurricular para seus filhos. Com o programa inserido na grade, os alunos do Colégio Renovação Anglo Indaiatuba aprendem e aplicam o conhecimento nas duas línguas, aperfeiçoando os idiomas.
