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Uma pesquisa realizada pela CMOV, uma plataforma de carreiras, entrevistou cerca de 2 mil jovens brasileiros e constatou que 82% não sabem ou têm dúvidas sobre o seu destino profissional. A escola, como ambiente de inserção de crianças e adolescentes na sociedade, precisa oferecer informações sobre as diferentes profissões e trabalhar o autoconhecimento para que esses jovens possam fazer escolhas alinhadas aos seus interesses e valores. Uma das formas de realizar isso é por meio da orientação de carreiras.

Trata-se de um programa que visa auxiliar os alunos a compreenderem os próprios gostos e a optar por uma carreira que se adapta aos planos e ao estilo de vida de cada um. Isso pode ser feito com psicólogos, professores e especialistas nas áreas específicas, que vão explicar sobre o mercado de trabalho de cada profissão.

Os programas de orientação de carreiras são importantes para o ingresso com consciência e autonomia no mundo profissional

Importância da orientação de carreiras

Bárbara Souza, autora do material de Projeto de Vida do Sistema Anglo de Ensino, afirma que os programas de orientação profissional e de carreira são muito importantes para que os adolescentes e jovens possam projetar a continuidade de sua formação após o término da escolarização básica.

Afinal, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio são estruturados a despeito das escolhas dos estudantes. Por isso, pode ser necessário o uso de métodos que vão além dessas disciplinas básicas para que o aluno entenda o que realmente gostaria de estudar na faculdade e seguir como profissão.

De acordo com Bárbara, esses programas desenvolvem o autoconhecimento e fornecem, de maneira planejada e intencional, informações sobre o mundo do trabalho para uma escolha mais apropriada pelo jovem, favorecendo a transição da escola para o mundo profissional.

A transição do Ensino Médio para o mundo profissional

A especialista aponta a constituição da identidade como um elemento central para o adolescente que está passando por essa etapa. Com ela estabelecida, é possível compreender alguns pontos que fazem parte desse processo identitário, como:

  • Os interesses e afinidades por diferentes temas e áreas;
  • Os papéis sociais e profissionais;
  • A diversidade de experiências e atuações em grupos.

“Essa compreensão pode favorecer a transição da escola para o mundo do trabalho, pois oportuniza que as informações e orientações sobre cursos, profissões e atuações profissionais sejam trabalhadas de maneira intencional e objetiva”, diz Bárbara.

Isso desmistifica estereótipos, amplia a compreensão sobre o mundo do trabalho e favorece a construção de um projeto profissional de médio e longo prazo, em que a escolha por um curso é a primeira ação necessária”, finaliza.

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