A família e a escola desempenham papéis essenciais no desenvolvimento educacional dos estudantes. Fortalecer essa parceria é um trabalho contínuo, que exige disposição para o diálogo, compreensão das necessidades das crianças e dos adolescentes e colaboração entre todos os envolvidos.

Estudo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), conduzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que o envolvimento dos pais tem impacto direto no desempenho acadêmico dos filhos. A diferença foi avaliada pela média na disciplina de ciências e chegou a 414 pontos para alunos com acompanhamento mais próximo dos pais e 357 pontos para os estudantes cujas famílias participavam menos da vida escolar.

Neste post, vamos explorar a importância da relação família e escola, seus benefícios para os estudantes e quais estratégias podem ser implementadas para construir e fortalecer essa parceria.

Importância da relação família e escola

A parceria entre família e escola pode ser definida a partir das interações colaborativas que ocorrem direta ou indiretamente para promover o desenvolvimento social, emocional, físico e intelectual de crianças e jovens. Essas interações envolvem toda a comunidade escolar — estudantes, pais e responsáveis e educadores.

A publicação “Parceria família-escola: benefícios, desafios e proposta de ação”, do Ministério da Educação (MEC), aponta que tanto a família como escola desejam o sucesso acadêmico de seus filhos e alunos, e a parceria entre esses espaços de tamanha relevância na vida de crianças e jovens é fundamental para que esse propósito se concretize. 

“Por compartilharem a tarefa de educar, preparar e encaminhar os sujeitos para a vida, nos seus mais diversos aspectos (social, profissional, emocional), a interação e o engajamento entre família e escola tornam-se indispensável”, diz o documento.

Benefícios da relação entre família e escola

O guia destaca também os principais ganhos dessa parceria para os estudantes:

  • Melhora o desempenho acadêmico, ao promover maior participação nas aulas e motivação para os estudos.
  • Favorece o desenvolvimento de habilidades sociais, como comunicação, empatia, cooperação e a resolução de conflitos
  • Evita o absenteísmo, pois aumenta o engajamento dos estudantes com as aulas e atividades propostas.
  • Aprimora habilidades acadêmicas, por meio da participação dos pais ou responsáveis em atividades e eventos.
  • Previne o abandono escolar, incentivando o seguimento dos estudos após a conclusão da educação básica.
  • Contribui para um comportamento mais saudável, reduzindo a possibilidade de envolvimento com álcool, drogas e situações de violência.
Como aproximar família e escola

Para fortalecer esse relacionamento, alguns pressupostos são importantes, como assumir corresponsabilidade pelo processo educativo das crianças e jovens e valorizar e respeitar o papel de cada parte, entendendo-os como complementares. Também é fundamental criar um ambiente de confiança, troca de ideias e cooperação e, sobretudo, estar aberto a aprender um com o outro.

Além dessas diretrizes, algumas estratégias podem ser adotadas, como:

Acompanhamento da rotina escolar dos filhos

Os pais devem ser estimulados a acompanhar a rotina escolar das crianças. Isso significa conhecer a grade de aulas, saber o que estão aprendendo e como é a relação da criança com os professores e colegas. Os familiares também são responsáveis por proporcionar um ambiente seguro e saudável para os estudos em casa e compartilhar informações e dificuldades do aluno com a escola.

Comunicação constante e efetiva

Para manter os pais informados e engajados, a escola precisa garantir uma comunicação clara, acessível e transparente. Isso pode ser feito por meio de aplicativos, portal do aluno, newsletter, grupos no WhatsApp e redes sociais.

Participação ativa

A escola deve incentivar a presença e a colaboração das famílias em reuniões pedagógicas, palestras, oficinas, rodas de conversa e atividades de integração. Essas práticas ajudam a reforçar os laços e criam um ambiente de interação entre alunos, responsáveis e professores.

Criação de espaços de diálogo e feedback constante

Promover encontros regulares entre pais e professores para troca de experiências e alinhamento de expectativas em relação à educação das crianças e adolescentes é essencial para que todos entendam seu papel da educação do estudante. Tanto a escola quanto a família devem estar abertas a ouvir sugestões e críticas construtivas.

Engajamento em projetos e eventos da escola

As famílias podem participar de eventos, projetos e demais iniciativas, como as que envolvem parcerias com empreendedores e instituições locais, como forma de apoiar as ações da escola. A presença dos pais nessas atividades demonstra aos alunos a conexão com a escola, o que pode aumentar a motivação e engajamento dos estudantes.

Tomada de decisão

O envolvimento dos pais e responsáveis em fóruns e comitês permite que suas ideias sejam consideradas nas tomadas de decisões da escola.

O Sistema Anglo de Ensino valoriza a parceria entre família e escola para o desenvolvimento integral dos alunos. Seja uma escola parceira do sistema que há mais de 70 anos faz parte da vida de gerações e gerações de estudantes, combinando pioneirismo, tradição e inovação!

WhatsApp
Renovação Anglo Indaiatuba - Formando Realizadores
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.