Definir limites para as telas, incentivar atividades offline e dar o exemplo ajudam as crianças a utilizarem as ferramentas digitais de forma equilibrada.

Em um mundo cada vez mais conectado e dependente de tecnologia, a necessidade de preparar as crianças para lidar de forma saudável com o universo digital é ainda maior.  Conforme o módulo Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada em 2023 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 85% das crianças com idades entre 10 e 13 anos têm acesso à internet e 54,8% já possuem celular.  

Luciano Maia, diretor do Anglo Londrinense, explica que promover o uso saudável e equilibrado da tecnologia é essencial para garantir o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos jovens. Segundo ele, as crianças expostas a um uso excessivo de recursos tecnológicos podem enfrentar dificuldades no desenvolvimento da linguagem e de competências sociais e emocionais. 

“O uso moderado permite que desenvolvam habilidades importantes, como a capacidade de concentração e a resolução de problemas. Além disso, a criatividade pode ser estimulada por meio de atividades digitais, como o design de jogos e a programação”, ressalta.  

Estratégias para estimular o uso saudável de recursos tecnológicos

Segundo Luciano, os pais podem adotar determinados hábitos em suas rotinas com os filhos para garantir que a tecnologia seja uma ferramenta benéfica ao desenvolvimento das crianças em vez de um obstáculo. Confira a seguir: 

  • Estabelecer horários e limites de tela: definir determinados períodos do dia para utilização de recursos tecnológicos. 
  • Incentivar atividades “maker”: essas práticas são uma ótima maneira de estimular o aprendizado e a curiosidade de forma lúdica e divertida. Os pais podem propor atividades “faça você mesmo” utilizando materiais simples e recicláveis. 
  • Usar aplicativos de controle parental: utilizar essas ferramentas pode ser útil para monitorar e controlar o acesso e os conteúdos vistos, além de definir pausas regulares durante a utilização dos recursos digitais. 
  • Promover atividades offline: outra estratégia é incentivar atividades sem tecnologias, como brincadeiras ao ar livre, leitura de livros, jogos de tabuleiro, artesanato e práticas esportivas, para equilibrar o tempo gasto na frente das telas. 
  • Dar o exemplo: crianças cujos pais demonstram hábitos tecnológicos saudáveis no dia a dia são mais propensas a adotar esses mesmos comportamentos. 
Colaboração entre escola e família 

A parceria entre escola e pais é outro ponto importante para possibilitar um bom uso da tecnologia entre as crianças. Ao trabalharem juntos, educadores e responsáveis podem compartilhar informações, estabelecer limites e ensinar boas práticas digitais, criando um ambiente que estimula o aprendizado e o bem-estar dos alunos. 

Luciano conta que neste ano o Colégio Londrinense firmou uma parceria com as famílias para evitar a utilização do celular em sala de aula, exceto para atividades pedagógicas. “Os familiares nos apoiaram integralmente nessa iniciativa, e os resultados têm sido notáveis. O desempenho acadêmico dos estudantes melhorou, refletindo um ambiente de aprendizado mais focado e produtivo.”

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